Famílias podem ter o Cadastro Único perdido por falta de atualização

Mais de 3 mil famílias podem ter o Cadastro Único perdido por falta de atualização. Veja mais sobre as atualizações do Cadastro Único

Cerca de 3 mil famílias portuenses podem perder o seu Cadastro Único por conta da falta de atualização dos dados. A Prefeitura de Porto Nacional anunciou através dos passados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que as pessoas que possuem registro no sistema deveriam procurar o órgão mais próximo para a atualização dos dados.

Para atualizar os dados no Cadastro Único, é preciso apresentar um documento de identificação, como o CPF, Título de Eleitor e Comprovante de Endereço. O máximo de informações é necessária para haver a garantia de que a família deve seguir sendo atendida pelo programa.

Os dados precisam ser atualizados ao menos uma vez a cada dois anos, ou mesmo sempre que ocorrer alteração no endereço. O CadÚnico é atualmente o principal registro para identificar o número de famílias em condições de vulnerabilidade social no país.

O que o Governo Federal precisa saber para lhe fornecer o Cadastro Único?

A ferramenta permite ao Governo Federal ter informações referentes à identificação da pessoa, como a escolaridade, situação de trabalho e renda, residência e os dados que são utilizados na seleção, além da inclusão das famílias em programas sociais que são administrados pelo Governo.

Destaques sobre *** por e-mail

Entre os benefícios que podem ser adquiridos por meio do Cadastro Único, está o programa Auxílio Brasil que em 2022 passou a substituir os pagamentos do Bolsa Família, além de outros como a Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio-Gás, Programa Minha Casa Minha Vida, Isenção de taxa para realizar concursos públicos e entre outros benefícios.

Quem pode se inscrever?

Estão autorizados a se inscrever no Cadastro Único todos aqueles que possam comprovar uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606) ou ter uma renda familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636). Esse valor é alterado de acordo com os reajustes do salário mínimo feitos pelo Governo.

O processo para realizar a inscrição no Cadastro Único é simples, inclusive não irá demandar muito tempo. Ainda não é possível realizar esse processo pela Internet, apenas presencialmente munido dos documentos.

Saber como realizar a sua inscrição no Cadastro Único é um dos passos mais importantes, porém saiba que isso não irá garantir uma aprovação automática no programa. De nenhuma forma, tente ludibriar o Governo Federal fornecendo falsas informações, como tentar camuflar formas de renda, o que não será nem um pouco bem visto.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis