Posso abrir MEI com o meu CPF negativado?

Conheça o que diz a legislação sobre o assunto
- Anúncio -

Segundo dados do Serasa, o Brasil conta hoje com mais de 62 milhões de pessoas com nome sujo. Ter o nome com restrição acaba gerando uma série de dúvidas para os brasileiros, principalmente quanto a possibilidade de formalizar um negócio.

Assim, quando falamos do Microempreendedor Individual (MEI) uma categoria mais simples para abertura de um CNPJ, muitas pessoas não sabem se podem ou não formalizar o seu negócio com o nome sujo. 

Portanto, se você também tem essa dúvida, continue a leitura para saber!

Posso abrir MEI com nome sujo?

Conforme a Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006, estar com o nome negativado não impede a abertura de um CNPJ MEI.

Acontece que algumas situações podem sim impedir a abertura do MEI, mas estar apenas com o nome sujo devido a dívidas, seja ela de empréstimos, cartão de crédito ou demais pendências, não justificam a inviabilidade da abertura do CNPJ.

Assim, mesmo com o nome sujo saiba que você pode sim, abrir a sua empresa e começar o seu tão sonhado negócio sem problemas algum.

MEI com o nome sujo: pode fazer empréstimo?  

O MEI mesmo com o nome sujo pode sim fazer um empréstimo. Entretanto, existem condições especiais para essa categoria e que atendem o público que possui dívidas em aberto no CPF.

Nessa linha, é recomendado que primeiro o indivíduo limpe seu nome, e só depois solicite o empréstimo, uma vez que essa condição é analisada pelas instituições financeiras. E certamente, se for aprovado terá taxas de juros mais altas.

Além disso, o MEI pode buscar por diferentes modalidades de crédito em diversos bancos, a fim de encontrar a que melhor se enquadre na sua realidade financeira.

Quais bancos fazem empréstimo para MEI com o nome sujo? 

Existem alguns bancos que oferecem empréstimos para MEI com nome sujo. Mas as três principais opções são: Caixa Econômica Federal, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o Banco do Brasil.

Entretanto, vale ressaltar que cada um desses bancos possui suas regras específicas de contratação de crédito. O que pode influenciar diretamente no Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis