Bolsa Família retorna AMANHÃ. Veja calendário de repasses

Pagamentos do Bolsa Família do Governo Federal serão retomados amanhã. Veja o que se sabe sobre o benefício social e o calendário de pagamentos

O Governo Federal deve retomar nesta quarta-feira (18) os pagamentos do programa Bolsa Família. Segundo as informações oficiais, amanhã será a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1. Os depósitos deste mês acontecem até o próximo dia 31.

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês:

  • Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).

Note que assim como acontecia com o Auxílio Brasil até o ano passado, o cidadão ainda precisa se basear no seu Número de Identificação Social (NIS) para poder saber quando vai receber o benefício do Governo Federal de fato. Este é um dos pontos que não devem ser alterados.

A movimentação

Destaques sobre *** por e-mail

O processo de movimentação do dinheiro do Bolsa Família também não deve passar por mudanças. Para usar o dinheiro do programa social, basta usar o app do Caixa Tem. Através da aplicação, é possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saque.

Também é possível usar o dinheiro do Bolsa Família através dos cartões do Auxílio Brasil. Dados mais recentes do Ministério da Cidadania apontam que pouco mais de 8 milhões de dispositivos foram entregues no decorrer do ano passado. Estes cartões seguirão sendo usados no Bolsa Família.

O novo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome disse que pretende entregar novos cartões com a marca do Bolsa Família. Contudo, membros do Governo admitem que este procedimento não deve acontecer em um primeiro momento.

O Bolsa Família

Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Bolsa Família foi pago apenas até outubro de 2021. Logo depois, o programa foi substituído pelo Auxílio Brasil, que começou a fazer pagamentos a partir de novembro de 2021.

Com a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições do ano passado, o Auxílio Brasil chegou ao fim fazendo o seu último pagamento em dezembro de 2022. Com o novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a valer o Bolsa Família.

A nova versão do programa, porém, deve manter boa parte do desenho do seu antecessor. O valor, por exemplo, seguirá sendo de R$ 600 mínimos por família, ao menos em um primeiro momento.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis