INSS: hérnia de disco dá direito à aposentadoria?
A hérnia de disco é uma condição médica que pode ser incluída na aposentadoria por invalidez ou auxílio-doençaA hérnia de disco é comum nos brasileiros, porque se trata de uma doença degenerativa, que surge naturalmente pelo processo de envelhecimento do corpo.
Em alguns casos, ela é acelerada pelas más condições de trabalho, podendo gerar incapacidade.
Ou seja, a hérnia de disco é uma doença que progride ao longo dos anos, sendo que, em seu estágio inicial, não gera qualquer direito para o paciente.
E como lidar com uma rotina de trabalho, sentido dores? É possível recorrer a uma aposentadoria pelo INSS?
A hérnia de disco dá direito à aposentadoria?
Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar.
Isso significa que, o que dá direito a aposentadoria não é ter uma hérnia de disco, mas sim a incapacidade para o trabalho causada pela hérnia de disco.
Para uma pessoa poder se aposentar por invalidez é preciso existir uma incapacidade total e permanente.
Esse tipo de benefício só é concedido após uma perícia médica do INSS, que vai comprovar a incapacidade permanente do trabalhador. Se, de fato, a perícia constatar a permanência do problema, o benefício da aposentadoria por invalidez será positivo.
Como passar na perícia do INSS por hérnia de disco
O primeiro passo é reunir a documentação médica correta, que são:
- Laudos e atestados médicos;
- Raio-x ou ressonância magnética.
Laudos médicos são importantes, porém só eles são insuficientes para uma perícia na coluna.
Por isso o raio-x ou a ressonância magnética são essenciais, pois é a partir delas que o perito vai conseguir definir a gravidade da sua situação, não se esqueça de levá-lo na perícia.
Por que a hérnia de disco gera incapacidade
Quando esses discos intervertebrais se deslocam do seu local original, acabam pressionando nervos da região, causando dores, formigamentos e os outros sintomas que você já conhece.
A maioria dos casos de hérnia de disco é na região lombar e cervical, já que a coluna da caixa torácica não tem movimentação livre e, assim, não causa danos aos discos.
De forma simplificada, os nervos partem do cérebro e se deslocam pela coluna, ou seja, de cima para baixo.
Isso que dizer que, se uma pessoa sofre de hérnia de disco na cervical, o natural é ela ter sintomas nos membros superiores (braços).
Se a hérnia dor na cervical, os sintomas se manifestam nos membros inferiores (pernas).