Modelo de Trabalho Híbrido: Esteja preparado para o futuro
A pandemia acelerou muitas mudanças, incluindo modelos de negócios e agora também no modelo de trabalho híbrido. Esse é um novo estilo que diversas empresas adotaram durante o período de distanciamento social, e que possívelmente também devem manter para o futuro, mesclando entre o trabalho presencial e o home office.
No próximo mês de julho, possivelmente já vai haver mais flexibilização para que as empresas voltem a rotina, porém, grande parte dos profissionais, que começaram a trabalhar em casa, devem aderir ao modelo de trabalho híbrido, mesclando entre trabalhar no escritório e em cassa.
Estratégia do modelo de trabalho híbrido
A ideia de manter esse estilo de trabalho, é que ele economiza recursos, principalmente tempo. O tempo que uma pessoa levaria para chegar ao trabalho todos os dias, lhe permite que possa ser empregado já trabalhando, quando ele faz isso de casa. E ao pensar nessas hipóteses, é provável que esse estilo de trabalho possivelmente passe a valer para muito mais empresas do que se imagina.
A situação do mundo forçou que essas medidas fossem tomadas para garantir a segurança dos trabalhadores e agora, grande parte dos funcionários podem aderir esse tipo de trabalho, com o modelo de trabalho híbrido. Segundo uma pesquisa realizada, cerca de 82% das empresas preferem que os colaboradores se mantenham trabalhando de casa pelo menos em metade do tempo.
De acordo com especialistas de RH, essa nova decisão exige alguns cuidados, principalmente no que diz respeito a planejamento e execução de tarefas. É preciso reavaliar o trabalho remoto e fiscalizar muito mais as operações dos funcionários, fora isso, é um modelo de trabalho que pode ser muito favorável para a empresa.
Boa parte dos funcionários que também fizeram parte do estudo, querem continuar trabalhando de casa, estão interessados em continuar produzindo em home office, já que o modelo de trabalho híbrido também os ajuda a poupar tempo com trânsito todos os dias, além de gastos com transporte e alimentação.